Apenas 33% do ‘grupo prioritário’ se vacinou contra a gripe em Ilha Solteira

Apenas 33% do público-alvo, grupo prioritário, já se vacinou contra a gripe em Ilha Solteira. Das 10.578 pessoas que deveriam tomar a vacina, apenas 3.382 procuraram as unidades de saúde.

Apenas 33% do ‘grupo prioritário’ se vacinou contra a gripe em Ilha Solteira

Os grupos que mais se vacinaram, até agora, foram os idosos (60 anos ou mais), com 38,22% de cobertura, e pessoas com comorbidades, com 32,79%. Mesmo assim, ainda longe da meta de 90%.

A cobertura entre as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, até o momento também é baixa. Apenas 11,87% já foram vacinadas contra a gripe.

O grupo com a menor cobertura é o de pessoas com deficiência permanente. Apenas 1,80% do total se vacinaram.

Cobertura dos grupos, até o momento:

Idosos (60 anos ou mais) – 38,22%
Gestantes (11,11%) e puérperas (11,27%)-
Trabalhadores da área de saúde – 17,63%
Trabalhadores da área de educação – 31,48%
Crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos – 11,87%
Pessoas com deficiência permanente – 1,80%
Pessoas com comorbidades – 32,79%

Sobre a vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria de Saúde, continua oferecendo a vacina em todas as unidades de saúde da cidade, por enquanto, exclusivamente aos grupos prioritários.A meta da Saúde é atingir 90% para cada grupo. Veja lista:

Idosos (60 anos ou mais)
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da área de saúde
Trabalhadores da área de educação
Crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com comorbidades
Caminhoneiros
Profissionais das forças de segurança e salvamento

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação:

Influenza A (H1N1)
Influenza A (H3N2)
Influenza B

A pasta reforça que a imunização pode evitar complicações que podem resultar em internações ou morte.

Sobre a vacinação dos Grupos prioritários

As vacinas estão disponíveis, inicialmente, para os grupos prioritários. A vacina é aplicada em dose única para o todos os públicos, exceto crianças que nunca tomaram a vacina, que precisam tomar a segunda dose 30 dias depois da primeira.

Onde receber a vacina?

Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe. As salas de vacinação funcionam conforme horário de cada unidade de saúde: de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h.

A orientação é levar a caderneta de vacinação.

Unidades de Saúde de Ilha Solteira

Bela Vista – Rua Paratins, 147 – (3743-6057)
Norte – Rua Palmares, 56 (ao lado da Guarda Municipal) – (3743- 6068)
Jardim Aeroporto – Rua 17, 355 – (3742-2677)