No dia 04 de dezembro, alunos do ensino fundamental I do Colégio Anglo estiveram no Viveiro Municipal, participando de ações de educação ambiental promovidas pelos estagiários do Departamento de Agronegócio, Meio Ambiente e Pesca, sob orientação do Eng. Agrônomo Ricardo A. Calore e da Eng. Ambiental Camila Oyama.

Foram apresentados temas acerca da importância da conservação do solo, indicando as suas fragilidades e potencialidades, relacionando-as a processos erosivos e plantio e cultivo de alimentos. Também foram trabalhadas as causas e as consequências das queimadas para a qualidade do ar, para a flora, fauna e para a saúde da população em geral.

As crianças tiveram a oportunidade de presenciar e aprender com uma demonstração prática feita pelos estagiários sobre a influência da vegetação na proteção do solo e da água. O experimento mostrou o comportamento do solo perante à ação da água nas diferentes situações: solo coberto por vegetação, solo com pouca cobertura e algum vestígio de vegetação e solo sem cobertura alguma.

As crianças ficaram bastante entusiasmadas e compreenderam a necessidade de se conservar o solo; de proteger a vegetação, evitando atividades que manipulem fogo e possam ocasionar incêndios; e perceberam que, mesmo com uma simples atitude, como a de plantar e manter uma árvore, podem ajudar a cuidar do meio ambiente. As atividades se encerraram com o transplantio de algumas mudas de aroeiras dos tubetes para os saquinhos, com a ajuda dos professores e dos funcionários da Prefeitura.

Cuide, preserve, meio ambiente é vida!