Ilha Solteira terá, mais uma vez, uma grande maratona de eventos culturais com a realização da edição 2018 do Circuito Sesc de Artes. Serão cerca de cinco horas de atrações ininterruptas, contemplando diversas modalidades artísticas, como artes visuais, cinema, dança, literatura, circo, teatro e música. O Circuito Sesc de Artes em Ilha Solteira acontece no dia 20 de abril, a partir das 16 horas na Praça dos Paiaguás, e é uma realização do Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Artes visuais, cinema e literatura serão contempladas por uma série de atividades interativas na praça. A Editora Lote 42 traz a ação “Caramba, Carimbo!”, na qual o público é convidado a montar um livro manualmente e usar a criatividade para construir o seu conteúdo a partir de uma ampla seleção de carimbos. Enquanto isso, a instalação “Redaria”, com Ju Bernardo, traz redes em macramê criadas pela artista, nas quais os presentes poderão brincar e interagir com a construção das redes de fios coloridos. Já a Muda Práticas Culturais e Educativas promove “Leia – Biblioteca na Praça”, uma biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, além de uma seleção de livros especialmente escolhidos, e na qual o público poderá fazer trocas de livros. Além disso, uma parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo viabiliza a ação “Realidade Virtual”, na qual o público poderá experimentar essa tecnologia imersiva que abre possibilidades de novas formas de contar histórias. Neste formato, o espectador é o protagonista da ação, construindo seu ponto de vista sobre o filme.

O Circuito Sesc de Artes em Ilha Solteira terá ainda o espetáculo de dança “Festim”, em que a Cia Soma faz uma mistura de danças brasileiras tradicionais, como o frevo, a caboclinha e a capoeira, com referências mais contemporâneas. Já o Grupo Desembargadores do Furgão apresenta a comédia de rua “Uma Irremediável Escolha”, que conta a história de um grande engano cometido por uma trupe de artistas. Os atores fazem um jogo com acrobacias e mágica. Além disso, a dupla Gomesninow traz o show “O Cubo na Roda”, no qual Mister Gomes mostra sua habilidade com um cubo de alumínio, e a Senhorita Ninow convida a plateia para participar.

E, finalmente, o evento terá também um grande show musical com o Trio Sinhá Flor. Inspiradas pela música do Nordeste, as musicistas paulistas Carolina Bahiense, Cimara Fróis e Talita del Collado comemoram dez anos do trio, em um repertório dançante que vai de Luiz Gonzaga a releituras de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Sobre o Circuito Sesc de Artes – A proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas. A ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.

 

 

Departamento Municipal de Cultura – Ilha Solteira

(18) 3743-6022