A Prefeito Otávio Gomes, o Secretário de Desenvolvimento, Pedro Pereira; o Eng. Elétrico, Elito dos Reis; o Chefe de Planejamento, Claudio Lauro e o Eng. Agrônomo Ricardo Calore reuniram-se no último dia 06/09/2017 com a empresa Elektro, responsável pela distribuição de energia elétrica abordando a preocupação das podas irregulares de árvores em Ilha Solteira.

A convivência satisfatória entre as árvores e a rede elétrica depende da execução periódica de podas dos galhos, a fim de diminuir as interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A poda é uma atividade necessária e importante, porque evita:

curto-circuito em redes aéreas

interrupção no fornecimento de energia

queima de eletrodomésticos

riscos para os pedestres

perda de eficiência da iluminação pública

rompimento de cabos condutores da rede elétrica.

Na reunião entre a Prefeitura e a Elektro ficou acordado que qualquer poda ou supressão de árvore deverá ser solicitada ao Departamento Municipal de Agronegócio, onde os técnicos verificarão a necessidade das autorizações e logo após as fiscalizações dos serviços dentro da legislação ambiental.

O Prefeito Otávio enfatizou que a questão da poda urbana, deve ser realizada por profissionais capacitados, com técnicas adequadas que respeitem o meio ambiente.

A Prefeitura Municipal alerta que qualquer supressão ou poda de árvores localizadas em áreas públicas a ser feita pelos munícipes deve ser precedida de autorização, por escrito, de engenheiro agrônomo responsável, nos termos do que dispõe o artigo 16, inciso IV, alíenas "a", "b", "c", da Lei Municipal N.441, de 11 de Abril de 1997, sob pena de sanções administrativas, cívis e criminais, em caso de descumprimento. 

Para estas autorizações ou informações os interessados podem procurar no Departamento de Agronegócio, no Passeio Niterói nº 225, ou pelos fones (18) 3743.6027