Na manhã desta segunda-feira, 04, na Escola Estadual Arno Hausser, foi realizada uma exposição dos trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto Protagonismo Digital. O projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Proac (Programa de Ação Cultural) e pela Associação Celeiro Cultural, com apoio da Escola Estadual Arno Hausser e da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, e tem como objetivo promover a valorização das identidades de adolescentes e jovens de Ilha Solteira, por meio da oferta de oficinas que lhes permitam ser protagonistas de suas histórias, registrando suas memórias utilizando seus aparelhos celulares, tendo como foco principal a história do bairro Jardim Aeroporto.

O encontro foi realizado num formato de sarau, nos quais os participantes e os oficineiros puderam bater um papo sobre todo o processo pelo qual passaram durante a execução do projeto. Além de momentos de descontração, com comes e bebes, os presentes também puderam assistir, juntos, às exibições de vídeos realizados durante o projeto. Também foi realizada uma exposição das fotos, na qual os presentes puderam fazer comentários sobre as mesmas. Agora, as fotos e vídeos realizados no projeto estão disponíveis no site do Celeiro Cultural, pelo endereço www.celeirocultural.com.br.

O projeto Protagonismo Digital aconteceu ao longo de todo o primeiro semestre de 2017. Os participantes passaram por três oficinas, cada uma delas dividida em duas etapas. Na primeira, os videomakers Evandro Leroes e Edilene Spitaletti, e a jornalista Ana Terra Bandeira passaram noções de produção de vídeo; na segunda oficina, os jornalistas André Santana e Ana Terra Bandeira passaram conceitos de fotografia; e na terceira oficina, a professora Edilva Bandeira e o videomaker Evandro Leroes auxiliaram os participantes na organização do material, por meio de noções de mídias sociais e edição. Cada uma destas etapas contou com uma atividade prática, na qual os jovens puderam ir ao Bairro Jardim Aeroporto e colher histórias.

Protagonismo Digital – O projeto Protagonismo Digital tem o objetivo de promover a valorização das identidades de adolescentes e jovens de Ilha Solteira, por meio da oferta de oficinas que lhes permitam ser protagonistas de suas histórias, registrando suas memórias utilizando seus aparelhos celulares. Para isso, são oferecidas oficinas audiovisuais, no qual os participantes usarão celulares para fazer o registro da história da origem do Bairro Jardim Aeroporto.