A Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, mantida pela Prefeitura de Ilha Solteira por meio do Departamento de Cultura, está passando por melhorias. O prédio está sendo reformado para que o espaço fique mais adequado aos frequentadores do lugar, que podem estudar ou pegar livros emprestados. A primeira etapa da reforma já foi concluída, mas outros reparos ainda serão feitos.

Neste primeiro momento, a Biblioteca recebeu reparos como a troca de vidros das janelas e o conserto de rachaduras e buracos nas paredes. Além disso, o local ganhou novos computadores, que antes estavam no antigo Cema, e eles já estão instalados e disponíveis para o uso da população. Os próximos passos da reforma serão a troca do forro e a pintura do local e a revitalização do acervo de livros.

Para o acervo, o Prefeito Otávio Gomes, o presidente da Câmara Municipal Emanuel Zinezi e o Diretor Municipal de Cultura Luis Otávio Collus de Paula solicitaram à Apaa (Associação Paulista de Amigos das Artes), por meio de seu Diretor Silvio Marcondes, a doação de novos livros. O pedido foi atendido e a Prefeitura de Ilha Solteira já recebeu mais de 1600 livros, e a expectativa é que mais 2400 novos exemplares sejam recebidos. Todos eles serão disponibilizados para empréstimo à população após a reforma. E, para melhor atender à população, a Biblioteca teve seu quadro de funcionários ampliado. Além da bibliotecária Sandra Irabi, o local conta, também, com uma nova atendente, a agente administrativo Mara Lopes. Duas estagiárias e duas jovens aprendizes também auxiliam no atendimento e manutenção do espaço.

Além disso, após a reforma, a Biblioteca continuará oferecendo uma série de atrações culturais no espaço. A ideia é oferecer novas atividades de contação de histórias, oficinas culturais, saraus e eventos culturais diversos, com uma programação regular. Mesmo antes de a reforma chegar ao fim, a Biblioteca já promove atividades, como a oficina de Fotografia Artística realizada pelo Ponto MIS, parceria com o Museu da Imagem e do Som, na próxima terça-feira, 15, às 13h. A oficina é gratuita e interessados devem ter 14 anos ou mais e se inscreverem previamente no Cine Paiaguás.

Serviço – A Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand está aberta à população para estudos e empréstimos de livros. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, e das 13h30 às 17 horas. Para retirar livros gratuitamente, os interessados devem fazer um cadastro, apenas portando documento pessoal e comprovante de residência. Usuários podem ficar até 10 dias com o mesmo livro, e o empréstimo pode ser renovado, se preciso.

Divisão de Comunicação