A Prefeitura de Ilha Solteira, em parceria com a faculdade de medicina veterinária da Fundação Educacional de Andradina, realizou no sábado (8) mais um mutirão de castração de cães e gatos. Novo mutirão deve acontecer em breve.

As cirurgias foram feitas por alunos do curso de veterinária, que foram acompanhados por professores.

No mutirão, foram castrados cerca de cinquenta animais, sendo trinta que estão abrigados nas entidades que cuidam de animais em situação de risco e vinte que tinham cirurgia agendada no Centro Controle de Zoonozes.

Com esses mutirões, a Prefeitura espera diminuir a fila de espera pela castração de cães e gatos, que já chega a abril de 2020.

Vale ressaltar que os mutirões não interrompem o atendimento que é feito normalmente pelo CCZ. As cirurgias continuam sendo agendadas no local.

Cirurgias - Qualquer morador de Ilha Solteira pode agendar a castração gratuita de seu cão ou gato no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), mantido pela Prefeitura. Para isso, basta ir até o local, que fica na zona rural.

Para agendar é preciso ir até o CCZ às segundas-feiras, apresentar o RG e um comprovante de residência, de preferência no seu nome. “Se o comprovante não estiver no nome da pessoa, conseguimos verificar, pelo número do RG, se ela é cadastrada na Secretaria de Saúde. É uma forma de comprovarmos que ela é moradora da cidade”, explica o veterinário do CCZ, Paulo Dobre.

A fila de espera pela cirurgia é grande (hoje ela vai até abril de 2020), problema que a Prefeitura espera resolver com os mutirões de castração que começaram a ser realizados em abril.

Antes da cirurgia, todos os animais passam por exames, para avaliação das condições clínicas e se ele está apto para a castração “Esse exames, geralmente, é realizado dois ou três dias antes da cirurgia”, informa Dobre.

As cirurgias são realizadas todas as terças, quartas e quintas, sempre no período da tarde. Em média, doze animais são castrados por semana.

Para mais informações, basta ir até o CCZ ou através do telefone (18) 3743-60677.