O prefeito Otávio Gomes (DEM), representando um consórcio formado por sete cidades da região, esteve em Votuporanga para apresentar o projeto do “Pantanal Paulista” para o secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. 

Pantanal Paulista é o nome de um grupo criado por Municípios que integra o Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo (CIENSP). É uma Câmara Técnica, com o objetivo de buscar recursos para o desenvolvimento do turismo na região. 

O CIENSP é formado por dezesseis Municípios da região. Mas essa câmara técnica, à princípio, reúne sete cidades. Além de Ilha Solteira, integram o grupo Sud Menucci, Suzanápols, Pereira Barreto, Itapura, Castilho e Andradina. 

Esse grupo produziu um material institucional de divulgação do projeto, como uma revista e um vídeo, mostrando atrativos da região, que foi entregue pelo prefeito Otávio Gomes (DEM) e a diretora de Turismo, Luanda Arakaki, ao secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz.

Essa câmara técnica, já constituída juridicamente, é a primeira da região, o que pode facilitar a obtenção de recursos dos Governos do Estado e Federal. “Não adianta irmos pedir dinheiro sozinhos. Unimos as Prefeituras, para aumentarmos a possibilidade de garantir recursos. 

E consórcios como o nosso, podem ter prioridade”, disse o prefeito Otávio Gomes (DEM). 

O grupo já mira a liberação de R$ 1,8 milhão do Governo Federal que, se liberado, seria investido na aquisição de equipamentos, como ônibus para transporte de turistas entre essas cidades e um barco, como o Odisseia. 

 

Departamento de Comunicação