A Prefeitura de Ilha Solteira, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a faculdade de medicina veterinária da Fundação Educacional de Andradina, faz novo mutirão de castração de cães e gatos neste sábado (8), no Centro de Zoonozes (CCZ). Só serão o atendidos  os animais já agendados.

Assim como na primeira edição, feita em abril, as cirurgias serão feitas por alunos do curso de veterinária, que serão acompanhados por professores. A expectativa é que, por mutirão, cerca de quarenta animais sejam castrados.

No mutirão deverão ser castrados animais mantidos nos abrigos da cidade e aqueles que já estão cadastrados no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), à espera pela operação.

Vale ressaltar que os mutirões não interrompem o atendimento que é feito normalmente pelo CCZ. As cirurgias continuam sendo agendadas no local.

Cirurgias - Qualquer morador de Ilha Solteira pode agendar a castração gratuita de seu cão ou gato no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), mantido pela Prefeitura. Para isso, basta ir até o local, que fica na zona rural.

Para agendar é preciso ir até o CCZ às segundas-feiras, apresentar o RG e um comprovante de residência, de preferência no seu nome. “Se o comprovante não estiver no nome da pessoa, conseguimos verificar, pelo número do RG, se ela é cadastrada na Secretaria de Saúde. É uma forma de comprovarmos que ela é moradora da cidade”, explica o veterinário do CCZ, Paulo Dobre.

Como o centro possui apenas um veterinário, a fila de espera pela cirurgia é grande (hoje ela vai até novembro), problema que a Prefeitura espera resolver com os mutirões de castração que começaram a ser realizados em abril.

Antes da cirurgia, todos os animais passam por exames, para avaliação das condições clínicas e se ele está apto para a castração “Esse exames, geralmente, é realizado dois ou três dias antes da cirurgia”, informa Dobre.

As cirurgias são realizadas todas as terças, quartas e quintas, sempre no período da tarde. Em média, doze animais são castrados por semana.

Para mais informações, basta ir até o CCZ ou através do telefone (18) 3743-6066.