A Secretaria de Desenvolvimento junto ao Departamento de Paisagismo, Agronegócio e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, realizou nesta quarta-feira, dia 28/11, o plantio de mudas nativas nas margens do córrego do bairro do Ipê. O plantio, previsto desde a execução da obra de limpeza e desassoreamento, teve por objetivo a recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) do mesmo.

A recuperação de APPs é importante tanto para a conservação do solo como para conservação das águas, pois reduz a exposição do solo à ação das chuvas e enxurradas, que podem carregar os sedimentos para dentro do córrego, assoreando-o, podendo comprometer o fluxo e a qualidade da água.

Nesta ação, foram plantadas 100 mudas de espécies nativas, de espécies variadas, dentre as quais, encontram-se exemplares de Aroeira, Flamboyant, Anjico, Cassia Rosa, Ipê, Jacarandá, Paineira, Pau-Formiga, Jaracathiá, Embaúba, etc, todas mudas fornecidas pelo Viveiro Municipal.

Segundo a engenheira ambiental do município, Camila Oyama, ações como esta são importantes para a recuperação da vegetação ciliar, contenção de processos erosivos e para a proteção dos cursos d’água, reservatórios e nascentes, mas sobretudo, para a manutenção da qualidade de vida e do ecossistema. Destacou ainda, que, além do plantio, para que ocorra uma recuperação efetiva da APP, será necessária, uma visão integrada e participativa de toda a sociedade e comunidade local, colaborando com a manutenção do plantio e cuidando das atividades realizadas no entorno, para que as mesmas permitam o seu desenvolvimento natural.

Cuide, preserve, meio ambiente é vida!

Fotos abaixo: