A Secretaria de Manutenção e Serviços executou nesta semana, os serviços de limpeza e remoção de terra no córrego do Bairro Ipê por meio dos funcionários municipais.

As obras de desassoreamento são realizadas para traçar o leito do córrego em sua posição de origem, e também a limpeza da tubulação sob a ponte da travessia desse curso d’água, que é o principal acesso ao bairro.

A limpeza preventiva do córrego visa evitar enchentes, águas empoçadas e a proliferação de insetos.

Benefícios

O desassoreamento permite o melhor escoamento das águas, evitando transbordamentos, reduzindo as chances da formação de erosões nas margens desse curso d’água e também contribui para a melhoria do ecossistema local.

Prevenção

Como medida preventiva, a população também pode contribuir com a preservação da malha hídrica do município, promovendo o descarte correto de lixo e outros resíduos e respeitando a Área de Preservação Permanente (APP) do córrego, conservando a cobertura vegetal ou intervenções benéficas como o plantio da mata ciliar.