A Secretaria Municipal de Educação, através do Psicólogo Felipe, integrante da Equipe Multidisciplinar de Apoio a Educação Municipal, desenvolve um trabalho voltado para pais e/ou responsáveis por nossos alunos do Ensino Fundamental I.

A proposta diz respeito a um ciclo de orientações junto a pais, mães e família extensa, considerando que FAMÍLIA constitui-se como a primeira referencia e funciona como base para o desenvolvimento psicológico da criança, assim como para seu comportamento social, moral e ético, influenciando seus comportamentos e crenças frente a situações sociais. É no contato com a família que a criança aprende diversas habilidades sociais que, ao longo do seu desenvolvimento, passam por transformações. Além da família, a ESCOLA constitui-se em um local  no qual as crianças vivenciam muitas experiências significativas, tendo grande influência na formação do indivíduo. Portanto a parceria ESCOLA e FAMÍLIA é necessária para ampliarmos a qualidade na educação, no aprendizado e no desenvolvimento das crianças.

A secretária de Educação diz que o objetivo do projeto é propiciar a família um momento para discussão, reflexão, troca de experiências e informação acerca do processo de aprendizagem e fatores que nele interferem. “Alguns temas discutidos nos grupos são: tecnologias (celular, computador, etc.), comportamento, sexualidade, uso de álcool e outras drogas, preconceitos... Outros assuntos são discutidos considerando as necessidades levantadas pelos profissionais das unidades escolares, assim como a demanda trazida pela família da criança.” Os encontros são semanais e até o final do ano letivo acontecerão com alunos do 1º ao 5º ano.