O SOLETRANDO é uma ação prevista no planejamento, dentro do Projeto: "A Importância da Leitura", desenvolvido pela professora Maria Ivanilda.

O objetivo da Ação Soletrando é ampliar o vocabulário das crianças, melhorar a leitura e consequentemente a escrita dos alunos.

As palavras vão aumentando o grau de dificuldade de acordo com desenvolvimento dos alunos.

São trabalhadas várias dificuldades ortográficas da Língua Portuguesa, de forma que os alunos consigam assimilar as principais e fazer uso em outras palavras.

O soletrando acontece em algumas etapas, sendo que inicialmente é feita uma rodada com a turma inteira, sendo eliminadas as crianças que não acertam. E assim por diante, até ficarem apenas três crianças que foram classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Essa ação é trabalhada com crianças do primeiro ao quinto ano.

A primeira versão ocorreu no ano de 2016 e superou as expectativas dos professores e de toda a equipe pedagógica, levando-os a efetivar a ação como parte do planejamento dos anos seguintes.

As crianças finalistas receberam medalhas de ouro, prata e bronze, em cada ano escolar. E as demais ganharam medalhas de participação.

Alunos finalistas:

1º Ano

1º D – Bruna

1º C – Eduardo

1º D – Miguel

 

2º Ano

2º C – Giulia

2º B – Matheus Henrique

2º E – Pedro Henrique

 

3º Ano

3º A – Heitor

3º B – Ícaro

3º A – Rayane

 

4º Ano

4º C – Pedro

4º C – Enzo Yuki

4º A – Lauane

 

5º Ano

5º A – Emily

5º A – Alisson

5º B – Matheus Marques