A Estância Turística de Ilha Solteira aderiu ao PROGRAMA DO SESI – ATLETA DO FUTURO em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes. É uma iniciativa do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) que promove formação sócio esportiva.

O objetivo é promover a formação e cultura esportiva para crianças e jovens de 06 a 17 anos, contribuindo para o desenvolvimento do futuro cidadão. O programa existe desde 1991 e, em 2015 foi estruturado um novo “marco lógico” do programa, ressaltando a Formação e a Cultura Esportiva, com um novo Sistema de Avaliação que reforça a participação da família, seguindo o que há de mais moderno e inovador em programas com viés social. Houve a implantação do sistema de dados e gestão do programa em ambiente online, com ações técnicas e administrativas ao alcance de todos.

Haverá capacitação nesse semestre para os professores da rede municipal de ensino. Focando nas aulas com atividades permanentes e, conteúdos esportivos adequados às diferentes faixas etárias e, questões que permeiam a prática esportiva (por exemplo, questões de gênero, etnia, habilidade motora, aspectos culturais, ambientais, etc.) surgem a todo momento nas aulas e também serão tratadas pelos professores. As famílias são envolvidas no projeto por meio de reuniões, eventos e na avaliação do aluno.

Segundo a Secretária de Educação e Esporte, Fernanda Momesso, o programa do SESI atenderá as crianças e jovens de 06 a 17 anos, seguindo etapas específicas de acordo com a faixa etária:

06 a 08 anos – FASE MULTIESPORTIVA. Por meio de jogos e atividades lúdicas, as crianças começam a desenvolver habilidades motoras fundamentais e capacidades coordenativas bem como despertam o prazer pela prática esportiva

9 e 10 anos – INICIAÇÃO PRÉ-DESPORTIVA. Começam a ser ensinados os conceitos e fundamentos básicos de diversas modalidades esportivas, com o desenvolvimento de atividades e jogos adaptados e pré-desportivos

11 e 12 anos – ESPORTE 1. Iniciação específica em uma modalidade Esportiva, abordando seus princípios e fundamentos básicos

13 e 14 anos – ESPORTE 2. Aprofundamento técnico, tático e nas regras da modalidade específica.

15 à 17 anos. Aprofundamento técnico, tático e nas regras da modalidade específica.