No último final de semana, a companhia de teatro ilhense Teisa (Teatro Experimental de Ilha Solteira) participou do Encontro Regional do Projeto Ademar Guerra, um evento que reúne diversos grupos teatrais do estado de São Paulo, e que aconteceu na cidade de Monte Aprazível. Na ocasião, eles apresentaram trechos do espetáculo “Maria Peregrina”, além de terem a chance de conferir o trabalho de outras companhias.

O Projeto Ademar Guerra é uma ação da Secretaria do Estado da Cultura, que tem como objetivo propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no Estado de São Paulo. Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados. Em Ilha Solteira, o projeto atende ao grupo Teisa, que recebe orientações do artista Bruno Garcia. Neste Encontro, além de Ilha Solteira, participaram grupos das cidades de Presidente Prudente, Fernandópolis e Pereira Barreto. A diretoria do Projeto Ademar Guerra esteve presente para avaliar o andamento dos trabalhos e o desenvolvimento dos grupos atendidos.

Heduardo Costa, coordenador da Cia Teisa, falou um pouco sobre os trabalhos do grupo. “Contamos hoje com os atores Maiara, Luandson, Duda, Ruby e Vitória, e estamos montando o espetáculo 'Maria Peregrina', que conta a história desta mulher que viveu no Vale do Paraíba, mais precisamente em São José dos Campos, e que muitos consideram como Santa”, explicou. Para o coordenador, a apresentação no Encontro Regional foi bastante positiva. “No Encontro, os grupos tiveram que apresentar trechos do espetáculo a ser montado. Após cada apresentação os grupos passaram por avaliação e foram apontados o que está indo bem na montagem e o que deve ser melhorado. O Teisa teve uma boa avaliação, o que demonstra que estamos no caminho certo para, no final do ano, apresentarmos um excelente espetáculo”, revelou.

Departamento Municipal de Cultura