A Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Administrativos é o órgão que tem por finalidade representar o Município ativa e passivamente em qualquer instância ou tribunal e na esfera administrativa, assessorando o prefeito e aos diversos órgãos municipais na área que lhe é pertinente, posicionando-se legalmente, emitindo pareceres jurídicos, nos diversos assuntos que lhe sejam requisitados, em especial nos processos licitatórios e administrativos, nas questões trabalhistas, tributárias ou de poder de polícia em geral, executar atos destinados a cobrança de divida ativa, de quaisquer outros créditos do Município e ajuizar ações de interesse publico local, defender o Município nas ações que lhe forem contrárias, cooperar com os demais órgãos da administração, execução e controle das atividades ligadas à política de pessoal e recursos humanos e folha de pagamento, registros funcionais e arquivos, avaliação de desempenho treinamento, controle e execução de todas as compras com a pesquisa de preço, reservas orçamentárias, emissão de processos adequados de licitação, sempre visando o melhor preço e a qualidade do material e serviço, em respeito a lei federal de licitação e contratos , elaborando no que for possível atas de registros de preços, controlar todo o recebimento de mercadorias e dar o seu destino correto aos setores requisitantes, controlar e reorganizar os serviços de medicina do trabalho para fins funcionais, fomentar os serviços da junta militar, oferecendo melhores condições de funcionamento, coordenar e controlar o arquivo de processos administrativos de licitação, proporcionar à Prefeitura condições de funcionamento através do desenvolvimento de atividades administrativas; promover e acompanhar a implementação da gestão estratégica no âmbito da Administração Municipal; estabelecer com as demais Secretarias Municipais o desenvolvimento de técnicas gerenciais modernas que permitam à Administração Municipal atingir seus objetivos; promover a disseminação da cultura da informação; desenvolver e implementar o controle de despesas, capacitação de servidor, admissão, demissão, substituição e demais assuntos da administração de pessoal, atualizar e inovar tecnologicamente os sistemas de hardware, software, armazenamento de dados e telecomunicações em toda a sua abrangência. Controle e monitoramento do uso da frota municipal de veículos e máquinas e operacionalização da frota, mantendo um eficiente controle de almoxarifado.